domingo, 27 de março de 2011

Desafio "Conte-me a sua receita"

Aceitar o desafio

A minha sobrinha Ana ligou-me a dizer: "Tens de concorrer!" Ao que  eu lhe respondi: "Não tenho nenhuma receita especial." Afinal, todas as receitas que a minha  mãe fazia, naquela época, eram  especias, porque eram feitas com muito amor. Mas queria muito participar,  aceitar o desafio divulgado pela Laranjinha, porque  sou fã da série "Conta-me como foi".


Decidi escolher uma receita que me fizesse lembrar os dias mais felizes da minha adolescência vividos no final dos anos 60. 



Há muito, muito tempo... quando as férias grandes, eram mesmo grandes - duravam de Junho a Outubro- quando Verão era sinónimo de liberdade e belas manhãs de praia,  os momentos  mais felizes da minha adolescência foram passados na praia  de Sesimbra.  


A minha irmã,no topo da pirâmide; eu, com uma flor no cabelo; as amigas e os primos


Durante a semana, o meu pai enchia a carrinha com  os  meus primos e   amigos, deixava-nos na praia com a minha mãe e voltava para trabalhar. As viagens eram sempre uma  animação, mas  quando chegávamos era o delírio,  a praia era toda nossa. Perdíamo-nos em brincadeiras,   fora e dentro de água, de onde só saíamos quando  os lábios estavam roxos e as mãos e os pés engelhados.
Quando a praia estava no seu melhor, e o mar convidava a  mais um mergulho, tínhamos de ir  embora.




Momentos felizes
                                        

A viagem de regresso era mais calma, estávamos cansados e famintos. Já pensávamos no almoço.


A minha mãe tinha mão para a cozinha e, por puro instinto, cozinhava de forma saudável. Naquele tempo, os produtos eram genuinamente bons e de tudo  o que ela cozinhava, excluindo peixe cozido, eu gostava, mas a sua Molhanga era especial - feita  com os ovos frescos das nossas galinhas e os produtos da nossa horta.
Quando recordo aqueles verões quentes, depois duma boa manhã de praia, para mim,  não podia haver melhor  almoço que uma boa Molhanga acompanhada de batatinhas fritas.

Molhanga

Ingredientes

6 ovos
500 g de tomate maduro (se possível use um produto de boa qualidade) 
2 cebolas
4 dentes de alho
1 folha de louro
1/2 dl de azeite
sal
pimenta
uma pitada de açúcar (facultativo)
salsa (facultativo)
azeitonas pretas (facultativo)

 Preparação

Pele o tomate  e retire-lhe as sementes. Corte a cebola às rodelas finas.

Numa frigideira funda, ou numa caçarola, aqueça ligeiramente o  azeite com os dentes de alho picados  e a folha de louro.

Junte as cebolas e deixe-as cozinhar até ficarem tranparentes.

Adicione o tomate com os  temperos e  tape o recipiente. Durante a cozedura, se necessário, pode ir acrescentando água quente,  porque se o tomate for de estufa não larga o suco indispensável  a uma boa molhanga.

 Por fim, adicione os ovos batidos,  envolvendo-os  bem  no molho de tomate.

 Retifique os temperos.

Nota: Sirva  a Molhanga acompanhada de batatas fritas e de um bom pãozinho para poder apreciar o molhinho. Pode guarnecer com salsa e  azeitonas pretas.

SUCESSO E BOM APETITE!

3 comentários:

  1. Gostei muito de ler a tua história. Trouxeste-me à memória os dias de Verão na praia e esta receita que ainda hoje adoro.

    bjs

    ResponderEliminar
  2. As fotografias na praia estão o máximo!

    ResponderEliminar
  3. Que bom reviver contigo estas férias de Verão. Consigo imaginar a euforia, a diversão e os muitos momentos felizes. As fotos estão o máximo! Depois de uma manhã na praia, essa molhanga deveria saber muito bem.

    Muito obrigada pela participação.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar