terça-feira, 12 de julho de 2011

Bolo mexicano

 Matar saudades

A receita deste bolo foi copiada dum livro de receitas da minha irmã e está registada num dos meus caderninhos mais antigos. 
Por ser tão bom, costumava fazê-lo, cá em casa, com muita frequência, mas novas experiências deixaram-no cair um pouco no esquecimento. Neste almoço de domingo, resolvi trazê-lo de volta.



Dedico esta receita a todas as amigas que fiz aqui no blog -  e que gostam de  coco - convidando - as a experimentar este bolo que, apesar do seu aspeto simples e pouco sofisticado, é mesmo delicioso.



Bolo

Ingredientes

250 g de açúcar branco
50 g de miolo de amêndoa  comprei um pacotinho de amêndoa já moída
100 g de coco ralado
100 g de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento  facultativo
2 colheres de sopa de licor  usei anis
125 g de manteiga    usei becel original
6 ovos   ou 7 se forem pequenos

Preparação

Misture a farinha, o fermento, o miolo de amêndoa e o coco.

Noutra tigela, bata a manteiga com o açúcar.

Junte as gemas e o licor.

Depois de bem batido, vá juntando aos poucos a mistura dos ingredientes secos.

Por fim, envolva na massa as claras  batidas em castelo.

Deite a massa numa forma muito bem untada com manteiga ou margarina e polvilhada com farinha.

 Leve a cozer em forno pré-aquecido a uma temperatura de  200º. C


 Creme

Ingredientes

200g de açúcar
5 colheres de sopa rasas de cacau
4,5 dl de leite
1/2 colher de sopa de manteiga
4 gemas
2 colheres de sopa rasas de amido de milho

Preparação

Num tacho misture bem o açúcar, o cacau, a manteiga e as gemas.

À parte, aqueça o leite e deite-o em fio sobre a mistura anterior, mexendo bem.

Leve o tacho a lume brando até o creme engrossar, mexendo constantemente.

Pode, se achar necessário, passar o creme pelo passador de rede antes de rechear e cobrir o bolo, mas eu não o fiz.

Polvilhe o bolo, por cima e pelos lados, com coco ralado.


Nota: Não recheei o bolo, mas a receita indica que pode dividir o bolo em duas ou três partes

SUCESSO E BOM APETITE!


4 comentários:

  1. Eu comia uma fatiinha, tem um óptimo aspecto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. ADOREI ESTE BOLO, FICOU FANTÁSTICO E COM TUDO O QUE ME AGRADA.
    BJS

    ResponderEliminar
  3. É do livro vermelho n é? Mestre cozinheiro acho eu, lembro-me do bolo sim, gosto muito =D

    ResponderEliminar