quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Marmelada à moderna

Doces memórias
Quando a minha cidade era ainda uma aldeia, e eu vivia na tal casa no campo, a marmelada era feita com os marmelos colhidos no nosso pequeno pomar. Era uma tarefa demorada, e até um pouco penosa,  que obrigava a minha mãe a proteger os braços dos salpicos, entrapando-os com panos da loiça, enquanto mexia o doce.
Quando a marmelada atingia o ponto desejado era deitada em tigelas e exposta ao sol para secar. Guardada na despensa, coberta com papel vegetal, estava pronta a fazer as nossas delicias.
Para os lanches, em casa ou na escola, um papo seco com manteiga e marmelada sabia-me melhor que as sandes de queijo ou fiambre.
Quando estava com gripe,  umas bolachinhas Maria com marmelada era a única coisa que conseguia comer.
O meu pai, que terminava  sempre as refeições com queijo,  apreciava muito combiná-lo com banana e com uma fatia de marmelada. Herdei dele esse gosto.
Desde esses tempos muitos anos passaram…
Ainda hoje, a  minha mãe  faz questão de comprar os marmelos e é ela também que os descasca, mas sou eu que  faço o resto.
Desde que descobri esta receita numa  Teleculinária de Setembro de 1980 que lhe sou  fiel.
Ingredientes
Para cada  quilo de marmelo cru e devidamente descaroçado, pese 1 quilo de açúcar e meça 1 decilitro de água
Pode juntar 1 ou 2 paus de canela
Preparação

Descasque os marmelos, corte-os aos quartos, como quem corta maçãs, tire-lhes o interior e pese-os.

A seguir lave-os bem e deite-os numa panela com o açúcar e a água.

Em começando a ferver conte 20 minutos.

Logo que o marmelo esteja cozido, tire-o do lume e desfaça tudo com a varinha elétrica. 

Pode passar pelo passe- vite mais fino se quiser que a marmelada fique mais fina.

Deite a marmelada em tigelas, deixe arrefecer e está pronta para comer.  

Nota: Guarde as cascas, os caroços e   as sementes, se estiverem sãs, para poder fazer a geleia.

SUCESSO E BOM APETITE!


3 comentários:

  1. Gostei muito do texto, talvez também porque me fez viajr no tempo.
    Quanto à marmelada....acho que vou buscar uma bolachinha de água e sal para poder saborear a tua marmelada
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Este post fez-me lembrar a minha infância, que saudades. A marmelada ficou muito bonita.
    Bjs

    ResponderEliminar