terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Feliz Ano Novo!

Feliz 2012 ....  e  um pratinho de coscorões

Com os sinceros votos de Feliz Ano Novo, aqui vos deixo esta receita  de coscorões que vem publicada  num livro que o meu pai me ofereceu no ano em que nasceu a minha primeira sobrinha: O LIVRO DA MULHER das Selecções do Reader`s Digest.

Estes coscorões são feitos cá em casa, e estão sempre presentes na nossa mesa de Natal, há tantos anos quantos eu tenho de "tia".

 

Ingredientes

250 de farinha, uso Branca de Neve
1 colher de sopa de banha
1 colher de sopa de azeite
3 gemas de ovo
2 colheres de sopa de açúcar branco
1 laranja
água
sal
óleo para fritar

Preparação

Peneire a farinha para uma tigela,  misture-lhe a banha e o azeite, o açúcar, as gemas e a raspa da casca de laranja.

Trabalhe com a ajuda de uma colher de pau.

Depois, adicione  a pouco e pouco, amassando à mão, o sumo e água temperada com sal em quantidade suficiente para se obter uma massa que possa estender-se com o rolo.

Assim que a massa estiver bem amassada e sovada, deixe-a descansar durante duas a quatro horas.

Estenda-a, corte-a do feitio que desejar e frite.

Sirva os coscorões polvilhados com açúcar e canela. 



Nota: A massa deve ficar macia e ser muito bem amassada e sovada. Costumo atirá-la para a bancada ou mesa de cozinha durante alguns minutos.

Ao estender a massa, que  deve mostrar alguma elasticidade, pode usar um cortador de metal ou madeira e não se preocupe se os coscorões "assumirem" formas irregulares e tamanhos diferentes.

A fritura é muito rápida.

Este Natal fiz três doses, mas já tenho feito quatro, depende do número de pessoas e do seu apetite.

Faço as doses individualmente porque assim é mais fácil amassar e sovar.

Experimentem fazer a receita no próximo carnaval e garanto-vos que vão ficar fãs destes coscorões como ficou a minha família.


SUCESSO E BOM APETITE!


3 comentários:

  1. FICARAM PERFEITOS, ACREDITE QUE AT+É FIQUEI COM ÁGUA NA BOCA....QUE DELICIA.
    UM EXCELENTE 2012 PARA VOÇÊS.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Ficaram com aspeto excelente.
    Tia um Feliz 2012.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. E eu que n trouxe nenhuns!! Nem filhós!! O Magy n se cala...

    ResponderEliminar